8 dicas para fazer um conteúdo atraente

Você desenvolveu a sua estratégia de conteúdo, definiu um cronograma de produção e publicações, definiu também as metas e tudo que envolve esse segmento do marketing digital. Mas e o conteúdo, como ele será feito? E como produzir de forma atraente?

Esse momento é muito importante para ajudar a garantir o sucesso da sua estratégia. Atenção e pesquisa são pontos fundamentais nesse processo. Além disso, o redator precisa estar alinhado ao que a empresa faz para ter desenvoltura no momento da produção. Bem como ajudar a gerar autoridade e informar o público da melhor forma possível.

Pensando nisso, nós preparamos este artigo para te ajudar. São 8 dicas para desenvolver um conteúdo atraente, de qualidade, que vai gerar engajamento, leads, e que realmente interesse para as pessoas que vão o ler.

1- Saiba para quem você está falando

Essa dica já foi dada por nós algumas vezes, mas é sempre bom relembrar: escreva pensando na sua persona. Tente sempre tratar dos pontos mais importantes para ela, como os seus principais medos, dificuldades, objetivos, problemas e sonhos. Quando você faz isso, a relação entre negócio e cliente ideal se estreita cada vez mais, o que vai ajudar a fazer com que ele caminhe pelo funil de vendas até se tornar um cliente.

Também é imprescindível que você entenda qual é a demanda da persona por conteúdo. Você, além de fazer a sua jornada de conteúdo, precisa ver se existe demanda por outros tipos de informação além das que você está transmitindo.

2- Atenção à gramática e à linguagem da área

Tente sempre se atualizar junto com a língua e os jargões da área da empresa e do marketing digital. Se adaptar à linguagem é uma continuação da dica anterior e isso fará com que você se aproxime cada vez mais da persona e a ajude a resolver os problemas dela.

Escrever sempre de acordo com as normas da língua também é um grande passo para dar credibilidade ao seu negócio. Caso não seja você a pessoa que vai criar o conteúdo, oriente o seu redator para o faça da melhor maneira.

3- Pesquise sempre

Estar sempre em dia com as tendências do marketing digital vai te ajudar a produzir conteúdo e criar estratégias cada vez mais atraentes para cada tipo de negócio ou campanha que você pretende fazer. Leia blogs concorrentes, bem como os não concorrentes, sites especializados em conteúdo, e tudo que você puder para se manter em dia.

Reter esse tipo de informação ajuda a aumentar a gama de conhecimento e saber quais são as possibilidades que você pode explorar no seu dia a dia. Um dia você pode fazer um post blog comum, por exemplo, e em outro ter a ideia de fazer um quiz sobre assuntos relacionados ao seu. Tudo vai depender da criatividade utilizada.

4- Não se esqueça do SEO

O Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, é uma parte importantíssima para que o seu conteúdo consiga engajamento no Google durante os processos de pesquisa. Já publicamos aqui no nosso blog artigos específicos sobre o tema. Contudo, é sempre preciso destacar por ser um tema muito recorrente no marketing de conteúdo e no Inbound Marketing.

Sempre tenha em mente que o Google lê o conteúdo de cada postagem de acordo com alguns mecanismos. Entre eles estão as palavras-chave, que precisam estar de acordo com o que está sendo tratado ao longo do conteúdo e ter volume de busca por parte dos usuários.

Além disso, a palavra-chave também precisa estar no título do seu conteúdo, isso fará o Google dar mais engajamento para o seu site. Lembrando que a relevância no título vem da esquerda para a direita, ou seja, quanto mais no início do título ela estiver, melhor.

5- Conteúdo específico para cada etapa do funil

Atrair, transformar visitantes em leads e depois gerar vendas. Considere que cada pessoa que visita o seu site está em uma fase do funil de vendas. Então, é preciso que seja produzido conteúdo específico para cada uma delas. Você deve escrever para quem ainda está na fase de descobrimento de uma forma e para quem já está na fase de decisão de outra.

6- O site como vendedor

Você já ouviu essa expressão? Pois é, no marketing digital o site funciona como um vendedor para o seu negócio. Na falta do vendedor físico, a empresa pode acabar perdendo a venda, por isso é importante ter o máximo de informações relevantes possível no seu site.

O blog compondo o site ajuda nessa transmissão de informações, já que os conteúdos vão abranger todas as etapas do funil de vendas. Em resumo, a maior parte das dores dos seus leads poderão ser resolvidas no seu site.

7- Não vale copiar

Autenticidade é tudo! Se você copiar um conteúdo completo de outro site o Google não vai te fazer ganhar um bom posicionamento. Isso vai acontecer porque outra empresa já postou antes e o conteúdo é idêntico.

Use sua criatividades e referências para fazer produções autênticas que geram interesse e volume de pesquisa por parte das pessoas. Abuse e use das técnicas de SEO para auxiliar nesse processo.

8- Imagem

E por último, tente sempre inserir imagens no seu post, isso o tornará mais atrativo. As pessoas estão se tornando cada vez mais visuais. Sendo assim, uma ilustração, uma imagem ou um gráfico sempre vai contar como pontos positivos.

Outro fator muito importante é sempre nomear a imagem com o mesmo título do post. Essa técnica faz o post aparecer no Google Imagens caso alguém procure por um assunto específico e encontre a sua imagem. É um mecanismo de busca além da barra de pesquisa tradicional.

E então, ficou alguma dúvida sobre como fazer um conteúdo atraente ou gostaria de contribuir com mais alguma coisa? Deixe abaixo nos comentários.




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Material rico, por que ele é importante para a estratégia de conteúdo?

Material rico, por que ele é importante para a estratégia de conteúdo?

Quando você está fazendo marketing digital para a sua empresa vários aspectos precisam ser considerados. Um deles é o conteúdo. Ele é responsável por auxiliar a sua persona a construir o conhecimento a respeito do seu negócio e auxiliar a caminhada no funil de vendas até a compra. Pensando nesse sentido, um conteúdo que auxilia […]

O que é teste A/B e como utilizá-lo no e-mail marketing?

O que é teste A/B e como utilizá-lo no e-mail marketing?

Será que é melhor azul ou vermelho? Botão de compra quadrado ou retangular? Fonte de texto 10 ou 12? Todas essas perguntas fazem parte da rotina de qualquer pessoa que trabalhe com ações de email marketing e, ao contrário do que muitos pensam, esses detalhes não são meras cerejas em um bolo. Na verdade, podem […]

Fluxo de nutrição: 6 passos para transformar leads em clientes

Fluxo de nutrição: 6 passos para transformar leads em clientes

Fluxo de nutrição é um processo estratégico de envio de e-mails após um lead ter sido capturado. As mensagens enviadas têm como objetivo educar o potencial consumidor até que ele considere as soluções da empresa como as melhores para resolver os problemas que ele enfrenta. E, para que o processo seja funcional e aumente as vendas  da […]

© Agência Surf Marketing Digital