7 coisas que aprendi sobre Inbound Marketing

Olá, sou Jaiane Souza e este é o meu primeiro artigo sobre Inbound Marketing e é também o primeiro artigo que escrevo para o blog da Agência Surf.

E essa história começa da seguinte forma: imagine só uma jornalista que se deslocou do mundo das reportagens e foi parar no marketing digital? Pois é, em busca de um trabalho para colocar em prática meus conhecimentos em comunicação acabei chegando aqui.

Com noção zero do que é o Inbound Marketing resolvi topar o desafio e aos poucos estou descobrindo esse mundo novo cheio de possibilidades.

No Inbound há várias possibilidades e estratégias para conseguir sucesso e visibilidade para as empresas. E para quem é novo nesse mundo, tudo é uma descoberta. Confira as 7 coisas que aprendi sobre Inbound Marketing nos últimos dias.

1 – Sorria, você está sendo monitorado

Acredite, tudo o que você faz na rede está sendo monitorado. Com a ajuda de softwares seu comportamento na internet está sendo gravado e posteriormente estudado por especialistas.

As agências de Marketing Digital, algumas startups e as empresas de Big Data já usam de vários artifícios para saber exatamente como os usuários navegam nos sites, quais botões as pessoas clicam mais, quais textos geram maior engajamento, praticamente tudo o que é possível medir.

E o mais legal é que esses dados são utilizados para melhorar a experiência das pessoas na interação com as plataformas digitais.

2 – Atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Essa é a fórmula mágica

Essas são as etapas do Inbound Marketing e elas funcionam. A primeira, atrair, está relacionada as estratégias para levarem pessoas até o seu site, blog ou mesmo a sua loja física. Acredite, também se faz Inbound Marketing na vida real.

Converter é o processo de transformar esse visitante em lead. E para conseguir isso é importante ter um site ou blog preparado. Ou seja, com oportunidades claras de conversão. Falando em bom português, tem que estar fácil para o visitante os locais nos quais ele pode cadastrar o seu email para receber informações ou conteúdos ricos.

Relacionar é a etapa do Inbound na qual as empresas educam seus cliente. E elas fazem isso através de email marketing ou automações que levam para esses leads informações relevantes que o ajudarão a resolver algum problema.

Vender é a etapa mais aguardada pela equipe comercial e pelos donos de empresas. Afinal, todo o esforço das etapas anteriores tem como objetivo levar para a área comercial um lead mais preparado para a compra.

Analisar é a etapa que valida quais as estratégias e canais estão gerando resultados positivos para empresa. Porque só é possível saber no que investir se pararmos para olhar e entender os números.

3 – Tráfego orgânico

O tempo todo escuto alguém dizer “posicionamento orgânico” ou “busca orgânica”. Orgânico, para mim, sempre foi casca de alimentos que descartamos por não poder consumir ou uma das classificações de lixeira que aprendemos na escola. Mas esta semana descobri que também pode ser outra coisa, como quando produzimos um conteúdo para blog e o Google nos posiciona naturalmente bem para aquela palavra-chave (que usamos na produção do artigo) sem termos que pagar nada.

4 – Redes sociais estão presente no ambiente de trabalho

As redes sociais tem um papel muito interessante nas ações de marketing digital. Dependendo da natureza do seu negócio é impossível pensar em bons resultados sem presença nas redes sociais.

Segundo dados do Facebook, 45% da população brasileira acessa a rede mensalmente. Muita gente, não é? E é bem provável que seus clientes também estejam lá.

5 – O vocabulário vai aumentar

Call to action? Lead? Landing Page? Essas são palavras importantes e que têm muito a dizer sobre Marketing Digital. Como não daria para escrever tudo aqui, você pode checar o significado desses termos no nosso vocabulário do Inbound.

6 – Até as coisas mais simples têm um porquê

Acredite tudo que está em um site foi pensado. Pelo menos aqui na Agência Surf é assim. Cada palavra, call to action, dobra do site é definida com base na estratégia pensada para cada cliente e com o objetivo de captar mais leads.

7 – Mas afinal, qual o poder do  Inbound Marketing?

Não é simplesmente uma questão de anunciar um produto com a intenção de vender. No Inbound Marketing uma das grandes preocupações é oferecer conteúdos de qualidade que ajudem ao consumidor tomar uma decisão consciente e que de fato está adequada ao momento dele. E isso faz toda diferença, afinal, não se trata apenas de vender é mais sobre educar para depois vender.

Para este primeiro artigo é isso. Espero que tenha gostado. Se quiser saber mais sobre Inbound Marketing sugiro este ebook.




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Sua campanha digital está trazendo resultados?

Sua campanha digital está trazendo resultados?

Investir no mercado digital é algo fundamental para a maioria das empresas, hoje em dia. Fugir dessa estratégia acaba prejudicando a exposição e a expansão da marca como um todo. Mas como todo investimento precisa ter um retorno, dentro desse cenário não poderia ser diferente. Então, qual é a forma correta de mensurar os resultados […]

Consumidor mobile: a influência dos smartphones no processo de compra

Consumidor mobile: a influência dos smartphones no processo de compra

Responda rápido: qual é a primeira coisa que você faz quando acorda? Provavelmente, olhar o smartphone é uma delas. O avanço tecnológico trouxe o hábito de utilizar o aparelho para diversas atividades do dia a dia, e comprar por meio do dispositivo móvel já é a realidade de muitas pessoas. Entender esse fenômeno é muito importante para […]

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Tomar a decisão de investir em marketing digital é um importante passo para dar visibilidade à sua empresa no ambiente online. Mas para que isso seja feito da maneira adequada é preciso contar com profissionais realmente qualificados, capazes não somente de desenvolver uma estratégia para colocar sua empresa em evidência, como também de usar os […]

© Agência Surf Marketing Digital