Acredite, você não é a sua persona

Desde que começamos a estudar Inbound Marketing um termos recorrente em nossas pesquisas têm sido persona. Inicialmente, o conceito pode parecer confuso e às vezes até desnecessário, mas podemos te afirmar que não é.

Observando as empresas que têm conseguido sucesso com Inbound Marketing é comum a todas elas a clareza em relação à sua persona. Ou seja, empresas que dedicam tempo e atenção no entendimento e desenvolvimento de suas personas, conseguem atingir resultados reais em marketing (aumento do tráfego em seu site, geração de leads, qualificação de leads, entre outros) e em vendas (aumento do número de clientes e diminuição do churn rate).

Para entender melhor o conceito de persona e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer preparamos o artigo de hoje. Confira!

acredite-voce-nao-e-a-sua-persona

Mas o que é persona?

Persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. Tendo como referência dados comportamentais, demográficos, psicológicos, dores, motivações, principais desafios, história de vida. Ou seja, a persona tem que ser um reflexo do seu cliente ideal.

Como fazer uma persona que ajude o meu negócio?

Após entender o conceito de persona você deve estar se perguntando: mas persona e público-alvo, não são a mesma coisa?

Não são. A construção do público-alvo baseia-se apenas no levantamento de dados demográficos, já a persona conta uma história. Por exemplo:

Público-alvo: Homens, de 30 a 50 anos, casados, com filhos, graduados em engenharia, renda média mensal de R$ 7 mil. Gostam de viajar e aumentar seus conhecimentos.

Persona: Ricardo, 37 anos, é um homem casado e pai de dois meninos. Trabalha como engenheiro civil em uma grande empresa e tem como desafio gerenciar grandes obras. Deseja crescer profissionalmente e acredita que para isso terá que assumir projetos fora do país. Contudo, Ricardo sente-se inseguro em relação ao seu nível de fluência em inglês e gostaria de fazer um intercâmbio. Como só dispõe do período das férias para estudar sente-se culpado por não estar com a família. Ricardo busca uma agência de intercâmbios que consiga lhe oferecer esse curso e, ao mesmo tempo, diversão para sua família.

Viu a diferença? Na descrição da persona conseguimos entender com mais profundidade e clareza o que motiva a compra, quais argumentos vão ajudar o nosso cliente a criar empatia como nosso produto/serviço. Enfim, tiramos o foco da nossa própria empresa e direcionamos para as necessidades dos nossos clientes.

Por que não sou minha persona?

Um erro muito comum que vemos as pessoas cometendo na hora de criarem suas personas é se projetarem ali. Ou seja, acabam escrevendo mais sobre si mesmas, ou sobre suas crenças, do que sobre suas personas de fato.

É tentador falarmos sobre nós mesmos, afinal somos quem mais conhecemos. Porém, isso pode ser catastrófico para sua estratégia de marketing digital e para o seu negócio. É provável que suas dores e motivações sejam diferentes das dores e motivações da sua persona.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo um trabalho de pesquisa com seus clientes atuais. Investigue o que os levaram até a sua empresa, quais problemas eles querem resolver ao te contratar, porque contrataram você e não seus concorrentes, quais sentimentos eles vivenciavam quando te escolheram. Pergunte sobre a história deles, o que os deixa feliz, suas aspirações e ambições. Cheque também o que os aflige e os deixa com medo, seus principais assuntos de interesse, seus hábitos. Enfim, tudo o que você puder conhecer.

O mais importante na criação de uma persona é entender o universo psicológico que estrutura o seu cliente ideal. O foco não está em você ele é todo direcionado para o outro.

Ferramentas para criação de personas

Para te guiar na criação de personas separamos algumas ferramentas que servirão como referência. Mas lembre-se que é fundamental o aprofundamento, e que muitas vezes você precisará ir além. Então, fique a vontade para incluir outros campos além dos propostos nessas ferramentas.

http://geradordepersonas.com.br/

http://criadordepersonas.com.br/

http://www.criesuapersona.com.br/

Busque sempre aprimorar a sua persona e lembre-se que não é sobre você e sim sobre seu cliente ideal. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

Se quiser receber mensalmente nosso conteúdo inscreva-se na nossa newsletter.




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Inside Sales: como empresas de diferentes seguimentos podem usar esse modelo

Inside Sales: como empresas de diferentes seguimentos podem usar esse modelo

Inside Sales é um modelo de vendas que já é bastante difundido nos Estados Unidos e vem tomando força no Brasil nos últimos anos. Se os vendedores da sua empresa trabalham dentro do escritório ligando para potenciais clientes a fim de fechar negócio, então você também está fazendo Inside Sales. Esse modelo pode oferecer mais […]

8 dicas para fazer um conteúdo atraente

8 dicas para fazer um conteúdo atraente

Você desenvolveu a sua estratégia de conteúdo, definiu um cronograma de produção e publicações, definiu também as metas e tudo que envolve esse segmento do marketing digital. Mas e o conteúdo, como ele será feito? E como produzir de forma atraente? Esse momento é muito importante para ajudar a garantir o sucesso da sua estratégia. […]

Por que você deveria ficar de olho na Internet das Coisas em 2017?

Por que você deveria ficar de olho na Internet das Coisas em 2017?

Se você ainda não está atualizado sobre a Internet das Coisas, ou IoT (do inglês, Internet of Things), aproveite o momento para ficar de olho nesse mercado. O Brasil já está revelando empresas com soluções baseadas nesse setor e, recentemente, apresentou esforços do próprio Governo para o desenvolvimento da IoT no país. Neste artigo, exploraremos o […]

© Agência Surf Marketing Digital