Acredite, você não é a sua persona

Desde que começamos a estudar Inbound Marketing um termos recorrente em nossas pesquisas têm sido persona. Inicialmente, o conceito pode parecer confuso e às vezes até desnecessário, mas podemos te afirmar que não é.

Observando as empresas que têm conseguido sucesso com Inbound Marketing é comum a todas elas a clareza em relação à sua persona. Ou seja, empresas que dedicam tempo e atenção no entendimento e desenvolvimento de suas personas, conseguem atingir resultados reais em marketing (aumento do tráfego em seu site, geração de leads, qualificação de leads, entre outros) e em vendas (aumento do número de clientes e diminuição do churn rate).

Para entender melhor o conceito de persona e como ele pode ajudar a sua empresa a crescer preparamos o artigo de hoje. Confira!

acredite-voce-nao-e-a-sua-persona

Mas o que é persona?

Persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal. Tendo como referência dados comportamentais, demográficos, psicológicos, dores, motivações, principais desafios, história de vida. Ou seja, a persona tem que ser um reflexo do seu cliente ideal.

Como fazer uma persona que ajude o meu negócio?

Após entender o conceito de persona você deve estar se perguntando: mas persona e público-alvo, não são a mesma coisa?

Não são. A construção do público-alvo baseia-se apenas no levantamento de dados demográficos, já a persona conta uma história. Por exemplo:

Público-alvo: Homens, de 30 a 50 anos, casados, com filhos, graduados em engenharia, renda média mensal de R$ 7 mil. Gostam de viajar e aumentar seus conhecimentos.

Persona: Ricardo, 37 anos, é um homem casado e pai de dois meninos. Trabalha como engenheiro civil em uma grande empresa e tem como desafio gerenciar grandes obras. Deseja crescer profissionalmente e acredita que para isso terá que assumir projetos fora do país. Contudo, Ricardo sente-se inseguro em relação ao seu nível de fluência em inglês e gostaria de fazer um intercâmbio. Como só dispõe do período das férias para estudar sente-se culpado por não estar com a família. Ricardo busca uma agência de intercâmbios que consiga lhe oferecer esse curso e, ao mesmo tempo, diversão para sua família.

Viu a diferença? Na descrição da persona conseguimos entender com mais profundidade e clareza o que motiva a compra, quais argumentos vão ajudar o nosso cliente a criar empatia como nosso produto/serviço. Enfim, tiramos o foco da nossa própria empresa e direcionamos para as necessidades dos nossos clientes.

Por que não sou minha persona?

Um erro muito comum que vemos as pessoas cometendo na hora de criarem suas personas é se projetarem ali. Ou seja, acabam escrevendo mais sobre si mesmas, ou sobre suas crenças, do que sobre suas personas de fato.

É tentador falarmos sobre nós mesmos, afinal somos quem mais conhecemos. Porém, isso pode ser catastrófico para sua estratégia de marketing digital e para o seu negócio. É provável que suas dores e motivações sejam diferentes das dores e motivações da sua persona.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é fazendo um trabalho de pesquisa com seus clientes atuais. Investigue o que os levaram até a sua empresa, quais problemas eles querem resolver ao te contratar, porque contrataram você e não seus concorrentes, quais sentimentos eles vivenciavam quando te escolheram. Pergunte sobre a história deles, o que os deixa feliz, suas aspirações e ambições. Cheque também o que os aflige e os deixa com medo, seus principais assuntos de interesse, seus hábitos. Enfim, tudo o que você puder conhecer.

O mais importante na criação de uma persona é entender o universo psicológico que estrutura o seu cliente ideal. O foco não está em você ele é todo direcionado para o outro.

Ferramentas para criação de personas

Para te guiar na criação de personas separamos algumas ferramentas que servirão como referência. Mas lembre-se que é fundamental o aprofundamento, e que muitas vezes você precisará ir além. Então, fique a vontade para incluir outros campos além dos propostos nessas ferramentas.

http://geradordepersonas.com.br/

http://criadordepersonas.com.br/

http://www.criesuapersona.com.br/

Busque sempre aprimorar a sua persona e lembre-se que não é sobre você e sim sobre seu cliente ideal. Se tiver alguma dúvida deixe nos comentários.

Se quiser receber mensalmente nosso conteúdo inscreva-se na nossa newsletter.




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Tomar a decisão de investir em marketing digital é um importante passo para dar visibilidade à sua empresa em ambiente online. Mas para que isso seja feito da maneira adequada é preciso contar com profissionais realmente qualificados, capazes não somente de desenvolver uma estratégia para colocar sua empresa em evidência, como também de usar os […]

O que são métricas de vaidade e por que tomar cuidado com elas?

O que são métricas de vaidade e por que tomar cuidado com elas?

“Eu quero ter um milhão de amigos”, já dizia a música de Roberto Carlos. E embora na época ele quisesse falar sobre a relação entre pessoas e pessoas, muitas marcas tomaram isso como verdade e, graças ao marketing digital, elas vêm em uma busca incessante na corrida pelo 1 milhão de likes. Mas será que […]

Erros de marketing: saiba porque seu Marketing Digital não está dando resultados!

Erros de marketing: saiba porque seu Marketing Digital não está dando resultados!

Na hora de investir em marketing digital, é comum que as empresas pensem somente em criar uma página em uma rede social e começar a postar. Porém, é um grande erro de marketing digital imaginar que basta construir campanhas e ter páginas nas redes sociais. Algumas empresas que nos procuram, muitas vezes reclamam que já fazem […]

© Agência Surf Marketing Digital