Erros de marketing: saiba porque seu Marketing Digital não está dando resultados!

Na hora de investir em marketing digital, é comum que as empresas pensem somente em criar uma página em uma rede social e começar a postar. Porém, é um grande erro de marketing digital imaginar que basta construir campanhas e ter páginas nas redes sociais.

Algumas empresas que nos procuram, muitas vezes reclamam que já fazem marketing digital e não obtêm bons resultados. Então, tentamos mostrar que aquilo que muitas vezes parece simples — como a construção de uma campanha no Facebook, por exemplo — necessita de conhecimento, técnica e acompanhamento, para que os resultados cheguem.

Afinal de contas, ter uma presença online de sucesso vai muito além de apenas estar na internet.

Muitas marcas fracassam porque não possuem uma estratégia bem definida no ambiente digital. Consequentemente, as empresas desperdiçam cada vez mais tempo e dinheiro.

Para evitar que isso aconteça com você, preparamos um post para ajudar sua empresa a identificar alguns erros de marketing e fugir deles!

Não entender quem é a sua persona

Um equívoco muito comum entre as empresas é começar a executar ações de marketing sem conhecer a sua persona. O famoso público-alvo já não é mais suficiente, pois é construído com base em informações muito genéricas. Por isso, invista na criação de um personagem que represente, de fato, o seu cliente ideal.

Procure entrevistar os melhores clientes e, sobretudo, busque observar não só as informações demográficas, mas comportamentais. O comportamento do seu consumidor é o que deve nortear o planejamento das estratégias no mundo virtual.

Ter uma persona detalhada significa identificar o conteúdo mais relevante a ser criado, os principais canais que ela frequenta, entre outras informações.

Não gerar leads: um dos principais erros de marketing

Leads são visitantes do seu site que deixam seus dados para poderem ser contatados posteriormente. Ou seja, são pessoas que estão interessadas no que seu negócio oferece, mas não necessariamente estão prontas para se tornarem clientes.

Muitas empresas pensam que conquistar um grande número de visitantes no site é suficiente. Mas, após investir em formas de atrair o consumidor até ali, é preciso também traçar estratégias para captar dados como:

  • nome;
  • contato;
  • faixa etária etc.

Assim, você otimiza o investimento que fez para levar essa pessoa até o seu site e começa a construir um ativo de marketing. Afinal, você está formando uma base de contatos interessados no seu produto ou serviço.

Existem inúmeras formas de gerar leads, como:

Mas é importante ter um bom software de Inbound Marketing, para que você possa armazenar contatos e continuar se relacionando com esses leads.

Desperdiçar dinheiro comprando listas de e-mail

Essa é uma tática que não funciona, mas muitas empresas ainda insistem nesse erro. Mesmo que uma lista pareça atrativa pela sua quantidade de e-mails, não são endereços de pessoas que se demonstraram interessadas no seu produto, ou seja: as chances de conversão em vendas são ínfimas.

A maioria das pessoas que recebe e-mails não autorizados ou indesejados simplesmente os ignoram. Muitos desses e-mails sequer chegam até os destinatários, indo direto para o lixo eletrônico.

Além de fazer com que você perca tempo, mandar e-mails para uma base suja pode impactar o desempenho de suas campanhas de marketing, impedindo que você fale com quem, de fato, tem mais chances de comprar da sua empresa.

Portanto, evite adotar essa prática, pois ela não rende bons resultados e ainda traz má fama para sua empresa. No momento de gerar leads, procure fazer uma segmentação, para transformar o seu mailing em um ativo valioso.

Você pode optar por um filtro básico de clientes, prospects ou ex-clientes. Ou até mesmo, categorizar com base no conteúdo que essa pessoa consumiu no seu site.

Não ter um planejamento completo, com objetivos e metas

Toda campanha de marketing deve passar por um planejamento completo, com o estabelecimento de:

  • objetivos;
  • metas;
  • estudos de público-alvo;
  • orçamento;
  • planejamento de mídia;
  • principais métricas etc.

Sem passar por todas essas etapas, é possível que os investimentos não sejam feitos da forma mais adequada e que uma parte desse dinheiro seja perdido.

Portanto, faça um bom planejamento de marketing, de forma completa, e procure sempre fazer a medição dos resultados, para que os investimentos da sua empresa sejam otimizados continuamente.

Não se preocupar em medir o tráfego do site

Na hora de monitorar os resultados de uma campanha de marketing, é importante lembrar de analisar as visitas que o seu site recebe. Saber de onde vêm seus visitantes é fundamental para avaliar quais são as ações de marketing digital mais eficazes.

Por exemplo, se muitos visitantes vêm de links patrocinado e compram produtos, esse investimento está rendendo bons resultados. Por outro lado, se suas estratégias de e-mail marketing geram poucas visitas, e esses visitantes geram uma baixa taxa de conversão em vendas, essa estratégia precisa ser melhorada.

Acompanhe, no Google Analytics, as suas fontes de aquisição de tráfego, para identificar a performance da sua estratégia. Desse modo, será possível verificar qual canal necessita de mais investimento, ou qual tática deve ser aprimorada.

Não produzir conteúdo relevante

Um grande erro, na hora de definir e elaborar conteúdos, é se equivocar nas temáticas escolhidas e publicar textos que não atraem visitantes. Com o conhecimento sobre o público bem definido, se torna possível evitar esse erro.

Por isso, selecione temas que tenham a ver com o seu produto ou serviço e que abordem realmente questões do interesse da sua persona.

Para descobrir os assuntos que mais chamam a atenção do seu público, você também pode verificar quais palavras-chave tem sido mais buscadas, para obter insights dos temas a serem produzidos.

Não valorizar o poder das redes sociais

Outro grande equívoco de boa parte das empresas é não criar uma estratégia para participar das redes sociais. Esses canais são poderosas ferramentas de relacionamento com os consumidores. No entanto, é preciso ter uma atuação estratégica, em vez de sair publicando qualquer post.

Portanto, elabore um planejamento que contenha informações sobre:

  • a frequência em que as postagens serão publicadas;
  • os temas que serão divulgados;
  • o responsável pelo agendamento dos posts;
  • o tom de voz que será empregado para interagir com as pessoas.

Não se basear em dados para tomar decisões

Eis o momento de eliminar das decisões de marketing as intuições e as suposições. É preciso dar lugar à análise de estatísticas, que pode nos fornecer insights e a possibilidade de aprimorar nossas estratégias, aumentando o nosso ROI.

Os dados devem ser transformados em informações, que — por sua vez — precisam gerar conhecimento para desenvolver ainda mais o negócio. Sendo assim, extraia todos os dados possíveis do ambiente digital por meio do Google Analytics e do e-mail marketing, entre outras fontes.

Defina a mensuração desses resultados periodicamente e reúna, em documentos, todas as estatísticas coletadas.

Em seguida, procure analisar quais são os aspectos positivos e negativos que cada relatório apresenta. Posteriormente, entenda como esses aspectos podem influenciar na tomada de decisões e elabore uma conclusão.

O marketing por dados é fundamental para ter sucesso no ambiente digital, afinal o que pode ser medido pode ser melhorado.

Depois deste post, temos certeza de que você está mais do que preparado para evitar esses erros de marketing, otimizar seus investimentos e colocar em prática uma supercampanha!

E se você gostou desse conteúdo e quer mais, que tal assinar a nossa newsletter?




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Tomar a decisão de investir em marketing digital é um importante passo para dar visibilidade à sua empresa em ambiente online. Mas para que isso seja feito da maneira adequada é preciso contar com profissionais realmente qualificados, capazes não somente de desenvolver uma estratégia para colocar sua empresa em evidência, como também de usar os […]

O que são métricas de vaidade e por que tomar cuidado com elas?

O que são métricas de vaidade e por que tomar cuidado com elas?

“Eu quero ter um milhão de amigos”, já dizia a música de Roberto Carlos. E embora na época ele quisesse falar sobre a relação entre pessoas e pessoas, muitas marcas tomaram isso como verdade e, graças ao marketing digital, elas vêm em uma busca incessante na corrida pelo 1 milhão de likes. Mas será que […]

6 ferramentas para saber o que seu concorrente está fazendo online

6 ferramentas para saber o que seu concorrente está fazendo online

A análise de concorrência é uma das etapas mais importantes para a manutenção da relevância de uma marca. Felizmente, é possível contar com uma boa ajuda nesse trabalho. As ferramentas utilizadas são determinantes para o sucesso das marcas. Graças à evolução da tecnologia, hoje em dia contamos com sistemas capazes de oferecer informações valiosas aos […]

© Agência Surf Marketing Digital