O que são métricas de vaidade e por que tomar cuidado com elas?

“Eu quero ter um milhão de amigos”, já dizia a música de Roberto Carlos. E embora na época ele quisesse falar sobre a relação entre pessoas e pessoas, muitas marcas tomaram isso como verdade e, graças ao marketing digital, elas vêm em uma busca incessante na corrida pelo 1 milhão de likes.

Mas será que essa e outras métricas relacionadas à quantidade realmente farão a diferença no seu negócio? Ou são apenas números que vão contribuir para inflar o ego?

 

Nesse artigo, falaremos sobre as métricas de vaidade, quais são as mais comuns e por que elas não têm muito a dizer sobre o seu negócio.

O que são métricas de vaidade?

Sendo bem direto, métricas de vaidade são aqueles que não te ajudam a tomar decisões dentro dos objetivos de marketing. São aqueles dados que, na maioria dos casos, se baseiam apenas na quantidade, sem levar em consideração algum tipo de balizamento.

Quais são as métricas de vaidade mais comuns?

É importante dizer que, na maioria dos casos, essas métricas acabam por entrar nessa “categoria” mais por contexto. Os exemplos a seguir podem servir sim como fonte de informações e ajudar a melhorar trabalhos. Mas, quando tirada de contexto ou mesmo usada de forma isolada, acabam por se tornar métricas de vaidade.

1. Likes em posts no Facebook / Corações no Twitter

Quando alguém dá um like em um post, pode ter várias motivações. Um gif de um bebê dando um bom dia na segunda-feira, por exemplo, é um grande agregador de likes, mas o que isso tem a ver com a sua marca? É importante saber dissociar.

2. Número de fãs ou seguidores

Com as empresas de compra de likes, é muito fácil inflar esses números. Crescer sem qualidade é uma métrica de vaidade. A base que cresceu faz parte do público que eu desejo atingir? Está dentro da praça e se conectam com o segmento em que atuo? Caso não, você já sabe o que fazer.

3. Número de visualizações

Muitas pessoas podem ter dado play no seu vídeo, mas quantas passaram dos 15 segundos? Seu vídeo possuía algum CTA? Quantos deles executaram a ação? É preciso olhar além da métrica para descobrir alguma informação realmente relevante para o seu negócio.

4. Taxa de cliques

Você pode estar levando muitas pessoas para o seu site ou para o seu blog devido às suas estratégias digitais, mas quantas de fato realizaram a conversão? Nada adianta ter esse número alto, se as pessoas não avançam no processo de conversão.

5. Taxa de rejeição

Uma pessoa ficar muito tempo no seu site não necessariamente significa que ele tem conteúdo bom. Pode ser que as informações estejam tão difíceis de serem encontradas, que o usuário precise procurar muito até chegar no que precisa.

6. Download de apps

Reflita por um momento. Quantos aplicativos você já baixou, usou na hora e depois nunca mais abriu. Pois é! Devemos sempre comparar quantas pessoas instalaram x quantas pessoas realmente começaram a usar o app x quantas pessoas estão satisfeitas com ele.

Quais são as métricas realmente importantes?

A importância de uma métrica está atrelada ao quanto ela te ajuda a tomar decisões para alcançar o seu objetivo de negócio. E isso pode variar de acordo com o contexto ou com o nível de entrega de uma determinada ação. Além disso, a pessoa que vai consumir esta métrica também é fator determinante.

  • LTV (Lifetime Value): quanto um cliente vale pra você dentro de um ano? Dado essencial para a gestão de um negócio.
  • CAC (Custo de aquisição de cliente): Quanto custa trazer um cliente para o seu negócio? Se o custo for maior que o seu LTV, temos um grande problema.
  • Churn: quantos clientes cancelaram contrato com você no último mês? Como está o equilíbrio em relação à entrada de novos contratos? Essencial para saber a saúde do negócio e balizar o time de vendas e de CS.

Por fim, o importante é você entender o que é relevante para o seu negócio, traçar KPIs e ir acompanhando o trabalho. Lembrando que métricas não são “boas ou ruins”; elas são formas de reconhecer se o seu trabalho está bom ou ruim.

Quer ficar por dentro de nossos outros artigos? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail os melhores conteúdos sobre marketing digital!




#Participe

Seu email, não será publicado.

Você também vai gostar

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Está na hora de trocar a agência de marketing digital?

Tomar a decisão de investir em marketing digital é um importante passo para dar visibilidade à sua empresa em ambiente online. Mas para que isso seja feito da maneira adequada é preciso contar com profissionais realmente qualificados, capazes não somente de desenvolver uma estratégia para colocar sua empresa em evidência, como também de usar os […]

Erros de marketing: saiba porque seu Marketing Digital não está dando resultados!

Erros de marketing: saiba porque seu Marketing Digital não está dando resultados!

Na hora de investir em marketing digital, é comum que as empresas pensem somente em criar uma página em uma rede social e começar a postar. Porém, é um grande erro de marketing digital imaginar que basta construir campanhas e ter páginas nas redes sociais. Algumas empresas que nos procuram, muitas vezes reclamam que já fazem […]

6 ferramentas para saber o que seu concorrente está fazendo online

6 ferramentas para saber o que seu concorrente está fazendo online

A análise de concorrência é uma das etapas mais importantes para a manutenção da relevância de uma marca. Felizmente, é possível contar com uma boa ajuda nesse trabalho. As ferramentas utilizadas são determinantes para o sucesso das marcas. Graças à evolução da tecnologia, hoje em dia contamos com sistemas capazes de oferecer informações valiosas aos […]

© Agência Surf Marketing Digital